Montemor-o-Novo <br>comemora oito séculos de história
A cidade de Montemor-o-Novo vai comemorar, no dia 8 de Março, 800 anos do primeiro Floral e 500 anos do segundo, com um programa de promoção do concelho intitulado «Montemor 2003».
Os festejos vão ocorrer ao longo deste ano com um programa que, além das vertentes comemorativas e de evocação do passado, deverá também «abrir espaços para questionar e intervir no presente e perspectivar o futuro», adianta o município.
A autarquia da CDU pretende durante este ano prestar atenção à valorização do património, nomeadamente do castelo e do centro histórico, com um conjunto de acções que incluem a instalação de um Centro Interpretativo do Castelo na Igreja de Santiago, a iluminação completa da Torre do Relógio ou a instalação de novo mobiliário urbano.
Uma conferência sobre a importância dos forais é outra das iniciativas previstas e que pretende, segundo a autarquia, «lançar um olhar mais alargado sobre a nossa história mas também uma reflexão que olhe o presente e o futuro a construir».
Promover, valorizar e dinamizar a cidade e o concelho é outro dos objectivos do programa «Montemor 2003», «tendo em vista a projecção da cidade a nível internacional.